#475569

Pressão alta

Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

Publicado em 18/04/2024

Pressão alta (hipertensão arterial) O que é pressão alta?

Mulher segurando o peito em sinal de dor, sugerindo desconforto respiratório

A pressão arterial é registrada com 2 números. A pressão sistólica (número mais alto) é a força com que o coração bombeia o sangue pelo corpo. A pressão diastólica (número mais baixo) é a resistência ao fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos entre os batimentos cardíacos, quando o sangue é bombeado pelo coração. Ambos são medidos em milímetros de mercúrio (mmHg). Como guia geral: pressão alta é considerada a partir de 140/90 mmHg ou mais se a medição for feita em uma farmácia, consultório médico ou clínica (ou uma média de 135/85 mmHg se for feita em casa); se você tiver mais de 80 anos, pressão alta é considerada a partir de 150/90 mmHg ou mais se a medição for feita em uma farmácia, consultório médico ou clínica (ou uma média de 145/85 mmHg se for feita em casa). A pressão arterial ideal é geralmente considerada entre 90/60 mmHg e 120/80 mmHg, enquanto a meta para pessoas com mais de 80 anos é abaixo de 150/90 mmHg (ou 145/85 mmHg se for feita em casa). Leituras de pressão arterial de 121/81 mmHg a 139/89 mmHg podem significar que você está em risco de desenvolver pressão alta se não tomar medidas para controlar sua pressão arterial. A pressão arterial de cada pessoa será um pouco diferente. O que é considerado baixo ou alto para você pode ser normal para outra pessoa.

Riscos da pressão alta

Se a sua pressão arterial estiver muito alta, ela coloca uma pressão extra nos vasos sanguíneos, coração e outros órgãos, como o cérebro, rins e olhos. A pressão alta persistente pode aumentar o risco de várias condições de saúde graves e potencialmente fatais, como doenças cardíacas, infartos, derrames, insuficiência cardíaca, doença arterial periférica, aneurismas da aorta, doença renal e demência vascular. Se você tem pressão alta, reduzi-la, mesmo que pouco, pode ajudar a diminuir o risco dessas condições de saúde.

Verifique sua pressão arterial

A única maneira de saber se você tem pressão alta é fazer uma medida de pressão arterial. Todos os adultos com mais de 40 anos são aconselhados a verificar sua pressão arterial pelo menos a cada 5 anos. Algumas pessoas de origem africana, afro-caribenha ou sul-asiática podem ter pressão alta em uma idade mais jovem e são incentivadas a verificar sua pressão arterial mais cedo. Fazer isso é fácil e pode salvar sua vida. Você pode fazer o teste de pressão arterial em vários lugares, incluindo farmácias, consultórios médicos ou em casa com um monitor de pressão arterial doméstico.

Fatores que podem aumentar seu risco de pressão alta

Nem sempre está claro o que causa a pressão alta, mas existem coisas que podem aumentar seu risco. Você pode estar mais em risco se estiver acima do peso, consumir muito sal e não consumir frutas e vegetais suficientes, não se exercitar o suficiente, consumir muito álcool ou café (ou outras bebidas com base em cafeína), fumar, ter muito estresse, ter mais de 65 anos, ter um parente com pressão alta, ser de descendência africana ou caribenha negra, viver em uma área carente. Fazer mudanças saudáveis no estilo de vida às vezes pode ajudar a reduzir suas chances de desenvolver pressão alta e ajudar a diminuir sua pressão arterial se ela já estiver alta. A pressão alta também pode ser causada por uma condição de saúde subjacente ou pelo uso de certos medicamentos.

Tratamento para pressão alta:

Os médicos podem ajudar a manter sua pressão arterial em um nível seguro, usando mudanças no estilo de vida e medicamentos. O que funciona melhor é diferente para cada pessoa. Converse com seu médico para ajudá-lo a decidir sobre o tratamento.

Mudanças no estilo de vida para reduzir a pressão arterial:

Essas mudanças no estilo de vida podem ajudar a prevenir e reduzir a pressão arterial alta: reduza a quantidade de sal que você come e tenha uma dieta saudável em geral; reduza o consumo de álcool; perca peso se estiver acima do peso; faça exercícios regularmente; reduza o consumo de cafeína; pare de fumar. Algumas pessoas com pressão alta também podem precisar tomar um ou mais medicamentos para evitar que sua pressão arterial fique muito alta.

Medicamentos para pressão alta:

Se você for diagnosticado com pressão alta, seu médico pode recomendar tomar um ou mais medicamentos para mantê-la sob controle. Esses medicamentos são geralmente em forma de comprimidos e geralmente precisam ser tomados uma vez por dia. Os medicamentos comuns para pressão alta incluem inibidores da ECA, bloqueadores dos receptores de angiotensina-2, bloqueadores dos canais de cálcio, diuréticos, betabloqueadores e bloqueadores alfa. O medicamento recomendado para você dependerá de coisas como quão alta é sua pressão arterial, sua idade e sua etnia. Neste caso, é importante uma avaliação médica sendo recomendados médicos cardiologistas, clínicos gerais ou médicos de família e comunidade.

Dr. Rodrigo Athanazio

Escrito por Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

CRM-SP: 122658

Você tem uma pergunta?

Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se a um especialista.