Hipermetropia

Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

Publicado em 01/03/2024

O que é hipermetropia?

Médico oftalmologista realizando exame em criança.

Hipermetropia, ou dificuldade para ver objetos próximos claramente, é uma condição ocular comum. Diferentemente da miopia, onde se vê bem de perto mas não de longe, a hipermetropia faz com que seja difícil focar em objetos próximos, enquanto a visão à distância permanece majoritariamente clara.

Causas da Hipermetropia

A hipermetropia ocorre devido à forma do olho, que faz com que a luz se foque atrás, em vez de diretamente sobre a retina. Isso pode ser devido a uma córnea muito plana ou a um olho mais curto do que o normal.

Fatores genéticos também desempenham um papel importante, então, se seus pais têm hipermetropia, você tem maior chance de desenvolvê-la.

Sintomas da Hipermetropia

Os sintomas incluem dificuldade em ler letras pequenas ou realizar trabalhos manuais que exigem visão próxima, fadiga ocular, dor de cabeça após leitura ou trabalho próximo, e em alguns casos, dificuldade em focar objetos à distância quando a condição é mais grave.

Quando Buscar Ajuda Médica?

Se você notar dificuldades para ver de perto, ou se estiver experenciando fadiga ocular e dores de cabeça frequentes ao realizar tarefas que exigem foco próximo, é aconselhável consultar um oftalmologista. Um exame de vista pode confirmar a presença de hipermetropia e ajudar a determinar o melhor tratamento.

Tratamento da Hipermetropia

O tratamento para hipermetropia geralmente envolve o uso de óculos de grau ou lentes de contato.

Existem também opções cirúrgicas, como a cirurgia refrativa a laser, que pode corrigir a forma da córnea e eliminar a necessidade de correção visual.

Prevenção e Cuidados

Embora não seja possível prevenir a hipermetropia, um diagnóstico e tratamento precoces podem ajudar a evitar o agravamento dos sintomas e melhorar significativamente a qualidade de vida.

Além disso, é importante realizar exames de vista regulares para monitorar a condição e ajustar o tratamento conforme necessário.

Caso haja presença dos sintomas, recomendamos que o paciente consulte-se com uma das especialidades abaixo:

Compreender a hipermetropia é o primeiro passo para gerenciar efetivamente essa condição e manter uma boa saúde ocular. Com as opções de tratamento disponíveis hoje, muitas pessoas com hipermetropia podem desfrutar de uma visão clara e confortável.

Dr. Rodrigo Athanazio

Escrito por Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

CRM-SP: 122658

Você tem uma pergunta?

Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se a um especialista.