#475569

Embolia Pulmonar

Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

Publicado em 10/04/2024

Você já ouviu falar em embolia pulmonar, mas sabe o que realmente significa? Aqui vamos desvendar todos os aspectos desta condição, de forma simples e direta.

Mulher usando um inalador para aliviar os sintomas respiratórios.

O Que é Embolia Pulmonar?

A embolia pulmonar (EP) ocorre quando um ou mais vasos sanguíneos dos pulmões ficam bloqueados, geralmente por um coágulo de sangue.

Esses coágulos frequentemente se formam em outras partes do corpo, como os membros inferiores, e viajam até os pulmões.

Em casos raros, o bloqueio pode ser causado por bolhas de ar, gotículas de gordura ou fragmentos de um tumor.

Por Que os Coágulos São Perigosos?

Um coágulo bloqueando um vaso sanguíneo impede a passagem do sangue, o que pode bloquear a troca de oxigênio e dificultar a respiração, chegando, em casos graves, a ser fatal. A maioria desses coágulos se origina nas pernas ou na região pélvica e depois se desloca para os pulmões.

Sintomas Comuns da Embolia Pulmonar

Os sintomas incluem:

Se você notar esses sintomas, especialmente se eles aparecerem de repente ou piorarem rapidamente, é crucial procurar ajuda médica urgentemente. Como os coágulos muitas vezes originam-se dos membros inferiores, é possível a ocorrência associada de trombose das pernas caracterizado por edema unilateral da panturrilha ou tornozelo.

Diagnóstico da Embolia Pulmonar

Existem vários exames para diagnosticar a embolia pulmonar. O mais comum inclui o teste de sangue D-dimero, a cintilografia de ventilação-perfusão pulmonar e a tomografia computadorizada de tórax com contraste (angiotomografia), que pode visualizar se há bloqueios nos vasos sanguíneos.

Tratamento

O tratamento geralmente envolve medicamentos anticoagulantes, que impedem o crescimento de coágulos e a formação de novos.

Algumas pessoas podem precisar de tratamentos adicionais, como a inserção de um filtro na veia cava inferior, caso não possam tomar anticoagulantes. Em casos mais graves em que o paciente apresente sinais de instabilidade clínica, está indicado uso de trombolíticos que são drogas capazes de dissolver rapidamente os coágulos sanguíneos.

Prevenção

Algumas medidas podem ajudar a prevenir a formação de coágulos, especialmente em viagens longas, como se movimentar frequentemente e usar meias de compressão nos membros inferiores.

Caso haja presença dos sintomas, recomendamos que o paciente consulte-se com uma das especialidades abaixo:

PneumologiaPneumologia Pediátrica

Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre embolia pulmonar e como ela pode ser tratada e prevenida. Lembre-se, diante de qualquer sintoma, a busca por um especialista é crucial.

Dr. Rodrigo Athanazio

Escrito por Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

CRM-SP: 122658

Você tem uma pergunta?

Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se a um especialista.