Ceratocone

Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

Publicado em 01/03/2024

O que é ceratocone?

Mulher usando óculos com imagens refletidas em suas lentes.

Esta é uma condição ocular progressiva que afeta a córnea, a parte frontal clara do olho que foca a luz para criar uma imagem na retina.

No ceratocone, a córnea, normalmente redonda, começa a afinar e a desenvolver um formato cônico.

Isso causa distorção visual, visão borrada, sensibilidade à luz e, em casos graves, pode levar à perda de visão significativa.

Causas e Fatores de Risco do Ceratocone

As causas do ceratocone não são completamente entendidas, mas acredita-se que a genética, o hábito de coçar os olhos com frequência e condições ambientais possam contribuir para o seu desenvolvimento.

Jovens e pessoas com certas condições alérgicas têm maior risco de desenvolver ceratocone.

Sintomas do Ceratocone

Os sintomas iniciais do ceratocone incluem leve distorção da visão e aumento da sensibilidade à luz.

Com o tempo, a visão pode se tornar significativamente distorcida e borrada, necessitando de correção visual, como óculos ou lentes de contato especializadas.

Quando Buscar Ajuda Médica?

Se você notar uma mudança na sua visão, como aumento da distorção ou sensibilidade à luz, é crucial consultar um oftalmologista. O diagnóstico precoce e o tratamento do ceratocone são importantes para retardar sua progressão e preservar a visão.

Tratamento do Ceratocone

O tratamento do ceratocone pode variar dependendo do estágio da doença.

Nos estágios iniciais, óculos ou lentes de contato podem ser suficientes para corrigir a visão.

Em casos mais avançados, tratamentos como o cross-linking corneano, que visa fortalecer a córnea e impedir a progressão da doença, ou transplantes de córnea, podem ser necessários.

Prevenção e Cuidados

Embora não seja possível prevenir o ceratocone, a detecção precoce e o tratamento adequado são cruciais.

Evitar coçar os olhos pode ajudar a reduzir o risco de progressão da doença.

Além disso, check-ups regulares com um oftalmologista são essenciais para monitorar a saúde dos seus olhos e adaptar o tratamento conforme necessário.

Caso haja presença dos sintomas, recomendamos que o paciente consulte-se com uma das especialidades abaixo:

Entender o ceratocone é o primeiro passo para gerenciar esta condição ocular. Com o cuidado e tratamento corretos, muitas pessoas com ceratocone continuam a viver vidas plenas e ativas, com sua visão efetivamente gerenciada.

Dr. Rodrigo Athanazio

Escrito por Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

CRM-SP: 122658

Você tem uma pergunta?

Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se a um especialista.

Pergunta

Tenho 6,5 graus de miopia e tenho sentido muitas coceiras mas o meu oftalmologista diz que está tudo normal. Como posso melhorar essas coceiras constantes?

Dr. Rodrigo Athanazio

CRM-SP: 122658

Coceira nos olhos pode ser causada por inúmeros fatores como tempo seco, alergia e irritação por substâncias químicas. Existem medidas universais que podem auxiliar no controle dos sintomas como uso de lágrimas artificiais, manter os olhos limpos, evitar exposição a alérgenos e uso de compressas frias. Entretanto, frente a qualquer persistência de sintomas o mais indicado é retornar ao médico para uma reavaliação. Desta forma, o profissional de saúde poderá reavaliar seus sintomas e propor investigação e/ou tratamento adequado.

Ver mais

Dr. Rodrigo Athanazio