#475569

Apneia do Sono

Dra. Joana Carvalho

Dra. Joana Carvalho

Médica de Família

Publicado em 12/04/2024

Você acorda sentindo que não descansou o suficiente, mesmo após uma longa noite de sono? Talvez seja a hora de conhecer mais sobre a apneia do sono e como ela pode estar impactando sua qualidade de vida.

Pessoa dormindo confortavelmente.

O Que é Apneia do Sono?

A apneia do sono é um distúrbio comum que faz com que a respiração de quem dorme seja interrompida ou se torne muito superficial durante o sono. Isso acontece porque as vias aéreas ficam bloqueadas. Existem três tipos principais: apneia obstrutiva do sono, apneia central do sono e apneia mista.

Sintomas Comuns

Os sintomas da apneia do sono podem incluir:

Quando Buscar Ajuda Médica?

Se você ou alguém próximo apresenta sinais de apneia do sono, é crucial buscar avaliação médica. Este distúrbio pode levar a complicações graves, incluindo problemas cardíacos, diabetes tipo 2, e até mesmo depressão. Por isso, ao notar os sintomas acima, procure um especialista.

Especialidades Médicas Envolvidas

Um médico geral pode fazer a avaliação inicial, mas frequentemente, o tratamento e acompanhamento são feitos por especialistas em sono, pneumologistas ou otorrinolaringologistas, dependendo da causa da apneia.

Tratamentos Disponíveis

O tratamento pode envolver:

O Que Fazer se o Tratamento Não Funcionar?

Se, após seguir as recomendações médicas, você não notar melhora, é importante retornar ao especialista. Pode ser necessário ajustar o tratamento ou explorar outras opções.

Caso haja presença dos sintomas, recomendamos que o paciente consulte-se com uma das especialidades abaixo:

Clínico GeralPneumologiaOtorrinolaringologia

Lembre-se: a apneia do sono é uma condição séria, e seu tratamento não só pode melhorar significativamente sua qualidade de vida mas também prevenir complicações de saúde graves. Encare este artigo como seu primeiro passo para oempoderamento sobre este assunto. Informação é poder, e agora você está um passo à frente para garantir noites de sono melhores e mais saudáveis.

Dra. Joana Carvalho

Escrito por Dra. Joana Carvalho

Médica de Família

CRM-BA: 230502

Você tem uma pergunta?

Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se a um especialista.