#475569

Brucelose

Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

Publicado em 23/05/2024

Brucelose

A brucelose é uma infecção que pode ser contraída através do consumo de leite e queijo não pasteurizados ou pelo contato com animais infectados.

Como se contrai a brucelose

A brucelose é principalmente contraída ao beber leite ou consumir produtos lácteos feitos a partir do leite de animais infectados que não tenham sido pasteurizados (tratados termicamente para matar as bactérias). Em casos raros, também é possível contrair brucelose ao comer carne crua ou mal cozida contaminada, ou pelo contato com fluidos corporais de animais de fazenda infectados, como vacas, cabras, ovelhas e porcos, ou cães infectados. É muito raro contrair brucelose de outras pessoas.

Sintomas da brucelose

Os sintomas da brucelose podem aparecer subitamente em 1 ou 2 dias ou gradualmente ao longo de várias semanas. Os sintomas podem ser semelhantes aos da gripe e podem incluir:

- febre alta,

- perda de apetite,

- suor,

- dores de cabeça,

- cansaço extremo,

- dores nas costas e nas articulações.

O que fazer em caso de suspeita de brucelose

Consulte um médico se você tiver sintomas de brucelose e:

- consumiu leite não pasteurizado ou produtos lácteos enquanto estava no exterior,

- comeu carne crua ou mal cozida,

- trabalha em contato próximo com animais de fazenda,

- tem um cachorro importado do exterior.

Tratamento da brucelose

A brucelose é geralmente diagnosticada através de um exame de sangue. A infecção é tratada com um curso de antibióticos por pelo menos 6 semanas. É importante completar o curso de tratamento, mesmo que você comece a se sentir melhor. Você deve se recuperar completamente, embora às vezes a infecção possa retornar (recidiva).

Como evitar a brucelose

Não há vacina contra a brucelose para humanos, mas há medidas que você pode tomar para reduzir suas chances de contraí-la. Evite o contato com animais de criação e animais selvagens ao viajar para lugares onde a brucelose é um problema. Use roupas de proteção ao trabalhar com ou manusear animais, especialmente se eles estiverem doentes. Cubra qualquer ferida com um curativo antes de tocar em animais. Não consuma leite não pasteurizado, produtos lácteos como queijo e sorvete feitos a partir de leite não pasteurizado, ou carne crua ou mal cozida.

Infectologia
Dr. Rodrigo Athanazio

Escrito por Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

CRM-SP: 122658

Você tem uma pergunta?

Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se a um especialista.