#475569

Angiografia

Dr. Rodrigo Athanazio

Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

Publicado em 23/05/2024

Visão geral - Angiografia

A angiografia é um procedimento de imagem que utiliza raios-X para examinar os vasos sanguíneos. Os vasos sanguíneos não são visíveis claramente em um raio-X convencional, por isso é necessário injetar um corante especial, chamado agente de contraste, no sangue. Isso permite que o médico visualize os vasos sanguíneos e identifique possíveis problemas. As imagens de raio-X obtidas durante a angiografia são chamadas de angiogramas.

Por que a angiografia é usada

A angiografia é utilizada para avaliar a saúde dos vasos sanguíneos e o fluxo sanguíneo através deles. Ela pode auxiliar no diagnóstico e investigação de diversas condições que afetam os vasos sanguíneos, incluindo: - Aterosclerose - estreitamento das artérias, que pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral ou infarto cardíaco. - Doença arterial periférica - redução do fluxo sanguíneo para os músculos das pernas. - Aneurisma cerebral - uma dilatação anormal em um vaso sanguíneo no cérebro. - Angina - dor no peito causada pela redução do fluxo sanguíneo para os músculos do coração. - Coágulos sanguíneos ou embolia pulmonar - obstrução das artérias que irrigam o pulmão. - Bloqueio no fluxo sanguíneo para os rins. A angiografia também pode ser utilizada para auxiliar no planejamento do tratamento para essas condições.

O que acontece durante a angiografia

A angiografia é realizada em um departamento de radiologia ou raio-X de um hospital. Durante o procedimento: - O paciente geralmente está acordado, mas pode receber um sedativo para ajudar a relaxar. - O paciente deita em uma mesa de raio-X e é feita uma pequena incisão em uma das artérias, geralmente próxima à virilha ou pulso. Um anestésico local é utilizado para anestesiar a área. - Um cateter fino e flexível é inserido na artéria. - O cateter é cuidadosamente guiado até a área que será examinada, como o coração. - Um agente de contraste é injetado através do cateter. - São tiradas uma série de imagens de raio-X enquanto o agente de contraste flui pelos vasos sanguíneos. O procedimento pode durar entre 30 minutos e 2 horas. Geralmente, o paciente pode retornar para casa algumas horas depois.

Riscos da angiografia

A angiografia é geralmente um procedimento seguro e indolor. No entanto, é comum ocorrer hematomas, dor e uma pequena protuberância ou acúmulo de sangue próximo ao local da incisão nos dias ou semanas seguintes. Existem também riscos muito pequenos de complicações mais graves, como reação alérgica ao agente de contraste, acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

Tipos de angiografia

Existem vários tipos de angiografia, dependendo da parte do corpo que está sendo examinada. Alguns tipos comuns incluem: - Angiografia coronária - para avaliar o coração e os vasos sanguíneos próximos. Também chamado de cateterismo cardíaco. - Angiografia cerebral - para avaliar os vasos sanguíneos no cérebro. - Angiografia pulmonar - para avaliar os vasos sanguíneos que irrigam os pulmões. - Angiografia renal - para avaliar os vasos sanguíneos que irrigam os rins. Em alguns casos, a angiografia pode ser realizada utilizando outros métodos de imagem, como a angiografia por tomografia computadorizada ou a angiografia por ressonância magnética.

Cardiologia
Dr. Rodrigo Athanazio

Escrito por Dr. Rodrigo Athanazio

Clínico Geral

CRM-SP: 122658

Você tem uma pergunta?

Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se a um especialista.